No passado dia 12 de Abril de 2018, estivemos na Secção de Remo do Sport Club do Porto, em Vila Nova de Gaia, para a primeira Palestra “InBoom – A Inclusão Boomerang”.
Nesta primeira sessão, o José escolheu falar, aos escalões de formação da Secção, sobre a sua deficiência (encefalopatia crónica não-progressiva da infância), sobre o seu meio familiar e escolar, destacando a “sorte” que teve sempre com os colegas e amigos.
Resumidamente, o José abordou temas como a importância que cada um de nós tem no outro, o valor que a Vida tem, bem como o facto de haver sempre – ou quase sempre maneira – de contornar uma suposta limitação.
O nosso José é adepto da partilha e para tal, durante o seu testemunho foi incentivando a participação dos presentes.
Num destes momentos, a titulo de exemplo, desafiou três jovens a dizerem uma ou duas limitações que achassem ele ter. E nem o ato de atravessar uma corda bamba ficou sem solução, mostrando mais uma vez que para tudo basta querer e uma “pitada” de imaginação.
Outros momentos altos foram quando contou algumas passagens engraçadas que a sua deficiência lhe vai proporcionando, como a do sr. que pensou que José lhe pedia ajuda no ato de meter a moeda no parquímetro para o seu andarilho 😀 😀 😀
Para facilitar a perceção, o José preparou um powerpoint com um “apanhado” do que ia falar. Contudo, avisou logo de inicio que não ia seguir o texto, que era mesmo só para os auxiliar.
Foi realmente um inicio em grande.
Deixamos aqui algumas publicações sobre a sessão e que muito nos orgulham ?
Sugerimos que veja também: Projeto Inclusão Boomerang